1 DA
FILOSOFIA
O PEJA tem como princípio garantir educação de
qualidade por meio do comprometimento e da transformação da realidade do
educando. Assim, tendo em vista o domínio dos saberes, habilidades e atitudes,
oportuniza aos alunos pleno exercício da cidadania, através de uma construção
crítica e dialógica. A interação com o mundo em suas relações socioambientais
transformando uma sociedade justa e democrática.
2 DAS FINALIDADES
I – Construção plena da Cidadania
como direitos e deveres de todos e responsabilidade socioambiental;
II – Transformação da realidade
promovendo a ética e a inclusão;
III – Construção do sujeito autônomo
que promova a sua autoestima e a capacidade criativa respeitando as diferenças;
IV – Um currículo voltado para as
diferentes realidades, promovendo movimento entre as áreas do conhecimento de
forma interdisciplinar.
3 DOS OBJETIVOS
I – Oportunizar a apropriação dos
espaços culturais nos mais diversos contextos sociais;
II- Desenvolver a autonomia e o
senso de responsabilidade para atuar dentro da sociedade;
III- Reordenar o tempo e espaço
escolar, respeitando o ritmo, os tempos de aprendizagem e as diversidades
socioculturais;
IV – Propor a construção do
conhecimento de forma interdisciplinar, através de diferentes metodologias, que
considerem os alunos sujeitos de suas histórias e vivências;
V – Oportunizar situações para que
os educandos possam construir conhecimentos, através da formulação do confronto
de hipóteses, resolvendo problemas em um processo ativo de interação
sujeito-objeto-sujeito.
4
DO CORPO DOCENTE
O corpo docente é composto por
professores habilitados para área de atuação. No bloco inicial, alfabetização,
formação mínima de magistério; nos blocos finais, formação acadêmica afim com a
área de atuação no ensino fundamental.
O corpo docente deverá trabalhar de
forma conjunta, desenvolvendo as atividades escolares de forma científica,
dinâmica, contextualizada e interdisciplinar, através de uma abordagem crítica
do conhecimento.
5 DO CORPO DISCENTE
O corpo discente é constituído por
alunos que se encontram com distorção na
idade ano/ série, devidamente matriculados no Ensino Fundamental.
6 DO CURRÍCULO
O currículo do bloco de
alfabetização será desenvolvido
abrangendo as áreas do conhecimento de Língua Portuguesa, Matemática, Estudos
Sociais, Ciências, Educação Física e Artes, de forma globalizada com professor unidocente. O currículo dos blocos finais abrange,
no mínimo todas as disciplinas do núcleo
comum: Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências, Língua
Estrangeira , Educação Física, Cultura Religiosa e Artes.
O trabalho curricular é voltado à
construção de conceitos que perpassam as relações da humanidade entre si e com
a natureza. Os conteúdos específicos, selecionados em cada
área do conhecimento, são instrumentos de construção desses conceitos,
observando o processo socio-histórico e cultural.
No bloco inicial compreende a alfabetização:
escrita, leitura, interpretação, linguagens, códigos e suas tecnologias,
ciência da natureza, matemática e suas tecnologias, ciências humanas,
distribuídas no Bloco I, sendo permitido o avanço quando for identificado no
aluno o ritmo de aprendizagem.
Nos blocos
finais compreende a construção e sistematização das disciplinas da matriz
curricular, corresponde aos alunos finais do ensino fundamental, divididos em
três blocos, caracterizando aquisição e atualização das diversas competências e
habilidades, sendo permitido o avanço quando for identificado no aluno o ritmo
de aprendizagem.
7 CARGA HORÁRIA
A carga horária de cada bloco será de 800
horas, conforme o calendário escolar.
8 DA METODOLOGIA
A metodologia proposta é baseada nos
princípios norteadores e objetivos anteriormente citados. Preocupa-se não
somente com a qualidade metodológica e técnica para aprendizagem efetiva, mas
também com a formação das pessoas, valorizando a história de vida e o tempo de
aprendizagem de cada um.
O PEJA se caracteriza,
principalmente, pela visão da totalidade e a da concepção de que a construção
do conhecimento acontece por meio da participação efetiva de todas as pessoas
envolvidas no processo. Ao aluno é oportunizado o desenvolvimento de seus
conhecimentos, construindo novos significados, adquirindo novos valores, no
sentido de transformar os conhecimentos já existente e aplicar conceitos no seu
cotidiano.
Através da interdisciplinaridade, as
áreas do conhecimento são desafiadas a rever suas relações com a ciência, a
repensar seus objetos de estudo e a identificar
questões básicas, em função da realidade e necessidade dos educandos,
descobrindo novas possibilidades através da ação coletiva. Portanto, o currículo interdisciplinar transcende o
espaço físico da escola e deve se caracterizar pela intensidade das trocas e
pelo grau de integração real entre as áreas do conhecimento.
9 DOS ENCONTROS E FORMAÇÔES
PEDAGÓGICAS
Os professores terão um encontro
semanal de cunho pedagógico, incluindo
formações continuadas, através de palestras, oficinas, seminários, congressos,
pesquisas, dentro e fora do ambiente escolar, oportunizados pela escola e Secretaria
Municipal de Educação.
10 DA FREQUÊNCIA
A frequência escolar tem relação direta com o
processo de apropriação do conhecimento, devendo o educando cumprir 75% de
frequência em cada bloco através de controle diário e do educador.
11 DA
AVALIAÇÃO
A avaliação é essencial no processo
ensino aprendizagem quando concebida como reflexão da ação. Nesta concepção, O
PEJA, é voltada para vivências, como diálogo, construção da autonomia, da
mediação, da participação, da responsabilidade com o coletivo e pela lógica da
inclusão.
Essa avaliação deve ser alinhada à proposta da
escola democrática, inclusiva, que considera infindáveis possibilidades de
realizações de aprendizagens por parte dos estudantes, portanto com essa
concepção de avaliação temos como princípio que todas as pessoas são capazes de
aprender.
Para que o professor realize uma
prática avaliativa, o processo deve ser pautado no planejamento, bem como
construção de instrumentos que possibilitem o conhecimento, tanto no interior
de sala de aula com os educandos, quanto nas possibilidades de entendimento dos
conteúdos que são trabalhados.
Os instrumentos utilizados no
processo são tarefas planejadas com o propósito de subsidiar com dados a
análise do professor, acerca do momento de aprendizagem do educando. O educador
tem várias formas de elaborar seus instrumentos, podendo ser trabalhos,
memorial, avaliações, relatórios, testes
e produções.
O registro da avaliação da educação do PEJA,
atenderá a Lei de Diretrizes e Bases da
Educação Nacional, art. 24, diz que a verificação do rendimento escolar
observará o seguinte critério: a avaliação contínua e cumulativa do desempenho
do aluno, com a prevalência do aspecto qualitativo e os resultados ao longo do
período.
A avaliação envolve o conjunto do
grupo: professor avalia os educandos, os mesmos avaliam os professor e ambos se
autoavaliam. A concretização desse processo deverá acontecer através de
diferentes formas, envolvendo atividades individuais, em grupos e em reuniões
entre professores, com ou sem a presença do educando.
O educando é avaliado de forma global e
permanente em todas as disciplinas que compõe cada bloco. Dessa forma, o
educando avança no conjunto do bloco, não havendo avanços parciais.
12 DO CALENDÁRIO ESCOLAR
Ao calendário escolar segue o da
escola quanto ao início e término das aulas, durante o período letivo regular,
recesso e férias. O mesmo se aplica aos sábados em que os alunos do PEJA estejam diretamente envolvidos nas atividades
escolares. Observando a característica que o ano letivo possui 800 dias letivos
para cada Bloco, sendo no total quatro
blocos.
13
DOS PRINCÍPIOS DE CONVIVÊNCIA
A escola entende a disciplina como
forma de organização da vida escolar, não como meio de controle. Em conjunto,
escola e família, devem elaborar a cada início de ano letivo os princípios a
serem respeitados por todos os segmentos, devendo ser avaliados constantemente
para que reflitam a realidade da escola. Nenhum princípio poderá ser
estabelecido sem levar em consideração a legislação vigente.
A escola e a família têm o dever de
construir uma relação de cooperação, respeitando e estabelecendo os papéis que
competem a cada um, buscando uma participação comprometida de cada segmento.
O não cumprimento dos princípios de
convivência deve incidir em medidas determinadas pela comunidade escolar,
respeitando o que determina o Estatuto da Criança e do Adolescente, e os casos
mais graves encaminhados ao Conselho Tutelar e/ou Ministério Público.
O
programa PEJA contemplará as seguintes
escolas municipais, em 2013:
- E.M.E.F. Campos Salles;
- E.M.E.F. Hélio Fraga;
- E.M.E.F. Tiradentes;
-E.M.E.F.
Victor Aggens.
CRONOGRAMA DE IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA
PEJA:
Data
|
Local
|
Horário
|
Atividade
|
03/05/13
|
SMEEC
|
13h30min
|
Formação com a direção e coordenação pedagógica das escolas
contempladas pelo programa.
|
07/05/13
|
Escola Tiradentes
|
18h30min
|
Assembleia com a comunidade escolar.
|
08/05/13
|
Escola Victor Aggens
|
18h30min
|
Assembleia com a comunidade escolar.
|
09/05/13
|
Escola Hélio Fraga
|
18h30min
|
Assembleia com a comunidade escolar.
|
10/05/13
|
Escola Campos Salles
|
18h30min
|
Assembleia com a comunidade escolar.
|
13/05/13
|
Escola Tiradentes
|
17h30min
|
Formação inicial com os professores.
|
14,15 e16/05/13
|
Comunidades
|
*
|
Pesquisa Antropológica.
|
20/05/13
|
Escolas
|
17h30min
|
Início das aulas.
|
DISTRIBUIÇÃO DOS COMPONENTES
CURRICULARES POR ESCOLA:
ESCOLA: Campos Salles
Turma
|
Segunda-Feira
|
Terça-Feira
|
Quarta-Feira
|
Quinta-Feira
|
B
|
MAT
|
CIEN
|
PORT
|
HIST/GEO
|
ESCOLA:
Hélio Fraga
Turma
|
Segunda-Feira
|
Terça-Feira
|
Quarta-Feira
|
Quinta-Feira
|
B
|
CIEN
|
HIST/GEO
|
MAT
|
PORT
|
ESCOLA:
Victor Aggens
Turma
|
Segunda
|
Terça
|
Quarta
|
Quinta
|
B
|
PORT
|
MAT
|
HIST/GEO
|
CIEN
|
C
|
HIST/GEO
|
PORT
|
CIEN
|
MAT
|
ESCOLA:
Tiradentes
Turma
|
Segunda-Feira
|
Terça-Feira
|
Quarta-Feira
|
Quinta-Feira
|
A
|
E. Glob.
|
E. Glob.
|
E. Glob.
|
E. Glob.
|
Professores
Coordenadores do PEJA:
Jones Antonio Miola
Diretor da Escola Municipal Tiradentes
Michele Martins
Coordenadora Pedagógica da SMEEC
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