terça-feira, 7 de maio de 2013

Programa de Educação de Jovens e Adultos do Município de Nova Santa Rita( PEJA)


1 DA FILOSOFIA
            O PEJA  tem como princípio garantir educação de qualidade por meio do comprometimento e da transformação da realidade do educando. Assim, tendo em vista o domínio dos saberes, habilidades e atitudes, oportuniza aos alunos pleno exercício da cidadania, através de uma construção crítica e dialógica. A interação com o mundo em suas relações socioambientais transformando uma sociedade justa e democrática.
            2 DAS FINALIDADES
            I – Construção plena da Cidadania como direitos e deveres de todos e responsabilidade socioambiental;

            II – Transformação da realidade promovendo a ética e a inclusão;

            III – Construção do sujeito autônomo que promova a sua autoestima e a capacidade criativa respeitando as diferenças;

            IV – Um currículo voltado para as diferentes realidades, promovendo movimento entre as áreas do conhecimento de forma interdisciplinar.
            3 DOS OBJETIVOS
            I – Oportunizar a apropriação dos espaços culturais nos mais diversos contextos sociais;

            II- Desenvolver a autonomia e o senso de responsabilidade para atuar dentro da sociedade;

            III- Reordenar o tempo e espaço escolar, respeitando o ritmo, os tempos de aprendizagem e as diversidades socioculturais;

            IV – Propor a construção do conhecimento de forma interdisciplinar, através de diferentes metodologias, que considerem os alunos sujeitos de suas histórias e vivências;

            V – Oportunizar situações para que os educandos possam construir conhecimentos, através da formulação do confronto de hipóteses, resolvendo problemas em um processo ativo de interação sujeito-objeto-sujeito.
            4 DO CORPO DOCENTE
            O corpo docente é composto por professores habilitados para área de atuação. No bloco inicial, alfabetização, formação mínima de magistério; nos blocos finais, formação acadêmica afim com a área de atuação no ensino fundamental.
            O corpo docente deverá trabalhar de forma conjunta, desenvolvendo as atividades escolares de forma científica, dinâmica, contextualizada e interdisciplinar, através de uma abordagem crítica do conhecimento.
            5 DO CORPO DISCENTE
            O corpo discente é constituído por alunos que se encontram  com distorção na idade ano/ série, devidamente matriculados no Ensino Fundamental.
            6 DO CURRÍCULO
            O currículo do bloco de alfabetização  será desenvolvido abrangendo as áreas do conhecimento de Língua Portuguesa, Matemática, Estudos Sociais, Ciências, Educação Física e Artes, de forma globalizada  com professor unidocente.            O currículo dos blocos finais abrange, no mínimo  todas as disciplinas do núcleo comum: Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências, Língua Estrangeira , Educação Física, Cultura Religiosa e Artes.
            O trabalho curricular é voltado à construção de conceitos que perpassam as relações da humanidade entre si e com a natureza. Os conteúdos específicos, selecionados  em cada  área do conhecimento, são instrumentos de construção desses conceitos, observando o processo socio-histórico e cultural.
             No bloco inicial compreende a alfabetização: escrita, leitura, interpretação, linguagens, códigos e suas tecnologias, ciência da natureza, matemática e suas tecnologias, ciências humanas, distribuídas no Bloco I, sendo permitido o avanço quando for identificado no aluno o ritmo de aprendizagem.
Nos blocos finais compreende a construção e sistematização das disciplinas da matriz curricular, corresponde aos alunos finais do ensino fundamental, divididos em três blocos, caracterizando aquisição e atualização das diversas competências e habilidades, sendo permitido o avanço quando for identificado no aluno o ritmo de aprendizagem.
            7 CARGA HORÁRIA
             A carga horária de cada bloco será de 800 horas, conforme o calendário escolar.
           
            8 DA METODOLOGIA
            A metodologia proposta é baseada nos princípios norteadores e objetivos anteriormente citados. Preocupa-se não somente com a qualidade metodológica e técnica para aprendizagem efetiva, mas também com a formação das pessoas, valorizando a história de vida e o tempo de aprendizagem de cada um.
            O PEJA se caracteriza, principalmente, pela visão da totalidade e a da concepção de que a construção do conhecimento acontece por meio da participação efetiva de todas as pessoas envolvidas no processo. Ao aluno é oportunizado o desenvolvimento de seus conhecimentos, construindo novos significados, adquirindo novos valores, no sentido de transformar os conhecimentos já existente e aplicar conceitos no seu cotidiano.
            Através da interdisciplinaridade, as áreas do conhecimento são desafiadas a rever suas relações com a ciência, a repensar seus objetos de estudo e a identificar  questões básicas, em função da realidade e necessidade dos educandos, descobrindo novas possibilidades através da ação coletiva. Portanto,  o currículo interdisciplinar transcende o espaço físico da escola e deve se caracterizar pela intensidade das trocas e pelo grau de integração real entre as áreas do conhecimento.
            9 DOS ENCONTROS E FORMAÇÔES PEDAGÓGICAS
            Os professores terão um encontro semanal de  cunho pedagógico, incluindo formações continuadas, através de palestras, oficinas, seminários, congressos, pesquisas, dentro e fora do ambiente escolar, oportunizados pela escola e Secretaria Municipal de Educação.     
            10  DA FREQUÊNCIA
             A frequência escolar tem relação direta com o processo de apropriação do conhecimento, devendo o educando cumprir 75% de frequência em cada bloco através de controle diário e do educador.
            11 DA  AVALIAÇÃO
            A avaliação é essencial no processo ensino aprendizagem quando concebida como reflexão da ação. Nesta concepção, O PEJA, é voltada para vivências, como diálogo, construção da autonomia, da mediação, da participação, da responsabilidade com o coletivo e pela lógica da inclusão.
             Essa avaliação deve ser alinhada à proposta da escola democrática, inclusiva, que considera infindáveis possibilidades de realizações de aprendizagens por parte dos estudantes, portanto com essa concepção de avaliação temos como princípio que todas as pessoas são capazes de aprender.
            Para que o professor realize uma prática avaliativa, o processo deve ser pautado no planejamento, bem como construção de instrumentos que possibilitem o conhecimento, tanto no interior de sala de aula com os educandos, quanto nas possibilidades de entendimento dos conteúdos que são trabalhados.
            Os instrumentos utilizados no processo são tarefas planejadas com o propósito de subsidiar com dados a análise do professor, acerca do momento de aprendizagem do educando. O educador tem várias formas de elaborar seus instrumentos, podendo ser trabalhos, memorial, avaliações,  relatórios, testes e produções.
            O registro da avaliação da educação do PEJA, atenderá  a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, art. 24, diz que a verificação do rendimento escolar observará o seguinte critério: a avaliação contínua e cumulativa do desempenho do aluno, com a prevalência do aspecto qualitativo e os resultados ao longo do período.
            A avaliação envolve o conjunto do grupo: professor avalia os educandos, os mesmos avaliam os professor e ambos se autoavaliam. A concretização desse processo deverá acontecer através de diferentes formas, envolvendo atividades individuais, em grupos e em reuniões entre professores, com ou sem a presença do educando.
             O educando é avaliado de forma global e permanente em todas as disciplinas que compõe cada bloco. Dessa forma, o educando avança no conjunto do bloco, não havendo avanços parciais.

            12 DO CALENDÁRIO ESCOLAR
            Ao calendário escolar segue o da escola quanto ao início e término das aulas, durante o período letivo regular, recesso e férias. O mesmo se aplica aos sábados em que os alunos do PEJA estejam diretamente envolvidos nas atividades escolares. Observando a característica que o ano letivo possui 800 dias letivos para cada Bloco, sendo no total quatro  blocos.
            13 DOS PRINCÍPIOS DE CONVIVÊNCIA
            A escola entende a disciplina como forma de organização da vida escolar, não como meio de controle. Em conjunto, escola e família, devem elaborar a cada início de ano letivo os princípios a serem respeitados por todos os segmentos, devendo ser avaliados constantemente para que reflitam a realidade da escola. Nenhum princípio poderá ser estabelecido sem levar em consideração a legislação vigente.
            A escola e a família têm o dever de construir uma relação de cooperação, respeitando e estabelecendo os papéis que competem a cada um, buscando uma participação comprometida de cada segmento.
            O não cumprimento dos princípios de convivência deve incidir em medidas determinadas pela comunidade escolar, respeitando o que determina o Estatuto da Criança e do Adolescente, e os casos mais graves encaminhados ao Conselho Tutelar e/ou Ministério Público.

  O programa PEJA  contemplará as seguintes escolas municipais, em 2013:
- E.M.E.F.  Campos Salles;
- E.M.E.F. Hélio Fraga;
- E.M.E.F. Tiradentes;
-E.M.E.F. Victor Aggens.

CRONOGRAMA DE IMPLANTAÇÃO DO PROGRAMA PEJA:
Data
Local
Horário
Atividade
03/05/13
SMEEC
13h30min
Formação com a direção e coordenação pedagógica das escolas contempladas pelo programa.
07/05/13
Escola Tiradentes
18h30min
Assembleia com a comunidade escolar.
08/05/13
Escola Victor Aggens
18h30min
Assembleia com a comunidade escolar.
09/05/13
Escola Hélio Fraga
18h30min
Assembleia com a comunidade escolar.
10/05/13
Escola Campos Salles
18h30min
Assembleia com a comunidade escolar.
13/05/13
Escola Tiradentes
17h30min
Formação inicial com os professores.
14,15 e16/05/13
Comunidades
*
Pesquisa Antropológica.
20/05/13
Escolas
17h30min
Início das aulas.

DISTRIBUIÇÃO DOS COMPONENTES CURRICULARES POR ESCOLA:

ESCOLA: Campos Salles
Turma
Segunda-Feira
Terça-Feira
Quarta-Feira
Quinta-Feira
B
MAT
CIEN
PORT
HIST/GEO

ESCOLA: Hélio Fraga
Turma
Segunda-Feira
Terça-Feira
Quarta-Feira
Quinta-Feira
B
CIEN
HIST/GEO
MAT
PORT

ESCOLA: Victor Aggens

Turma
Segunda
Terça
Quarta
Quinta
B
PORT
MAT
HIST/GEO
CIEN
C
HIST/GEO
PORT
CIEN
MAT

ESCOLA: Tiradentes
Turma
Segunda-Feira
Terça-Feira
Quarta-Feira
Quinta-Feira
A
E. Glob.
E. Glob.
E. Glob.
E. Glob.


Professores Coordenadores do PEJA:



Jones Antonio Miola
Diretor da Escola Municipal Tiradentes


Michele Martins
Coordenadora Pedagógica da SMEEC

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