ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO
FUNDAMENTAL VICTOR AGGENS
“Por uma escola que
valoriza a vida”
Projeto: Compartilhando Letras em Família
“ O amor é
a melhor música na partitura da vida e
sem ele, você é um eterno desafinado.”
|
Período:
Agosto a Dezembro de 2013
Público :
4º anos A e BProfessoras: Ariane Alle e Érica Da Boit
Disciplinas: Projeto Interdisciplinar
O cenário que vem se apresentando
desde o início do século XXI indica que nunca foi tão fundamental saber como
selecionar informações, interpretá-las de acordo com seus contextos e
transformá-las em conhecimento, num processo em que a aprendizagem é uma
necessidade contínua, sem a qual se corre o risco de uma não participação
efetiva na sociedade.Sendo assim, a leitura é um processo de compreensão no
qual se constroem significados sobre o texto. Nesse processo, tanto o texto,
quanto o leitor são importantes, à medida que, para ler, o leitor não lança mão
apenas de suas habilidades de decodificação, mas transpõe ao texto suas
previsões sobre ele, seus conhecimentos prévios e seus objetivos. Com base no
material textual e em sua bagagem, o leitor se envolve em um processo de
verificação de previsões, faz ajustes e, assim, vai construindo sentidos possíveis
para o que lê.
Segundo Ana Siro (2001) na
leitura compreensiva, o leitor não se coloca em uma posição passiva, já que
atua sobre o texto e interage com ele. Os seus conhecimentos lingüísticos,
textuais e de mundo são fundamentais no processo de leitura, determinantes
mesmo das antecipações, das interferências a serem realizadas e dos sentidos a
serem construídos.
Em outras palavras, as
informações implícitas que todo texto contém são absorvidas pelo leitor com
base não só nos elementos presentes de forma explícita no texto, mas também nos
conhecimentos que o leitor possui sobre o mundo.Assim, o leitor começa a criar
novas relações e constrói sentidos mais amplos que lhe permitam compreender
melhor o mundo em que vive para poder se situar nele
- Oportunizar através desta experiência, o ingresso dos alunos na arte da leitura, da escrita e da interpretação;
- Desenvolver a sensibilidade, percepção auditiva e memória;
- Conhecer as diversidades literárias.
- Perceber a importância da Leitura como cultura
- Apresentar diversos autores, bem como apreciá-los e identificá-los;
- Estimular os talentos na arte escrita;
- Estimular a linguagem e enriquecimento de vocabulário;
- Desenvolver a sociabilidade, participando do trabalho em grupo e em família;
- Oportunizar o desenvolvimento da concentração, atenção, criatividade e cooperação;
- Integrar as Famílias na aprendizagem dos filhos.
- Desenvolver a parceria entre a família e a escola.
- Contribuir para o hábito da Leitura nos membros da família.
- Enriquecer o Projeto “ Por uma escola que valoriza a Vida”.
Encaminhamento Metodológico:
Primeiramente proporcionar aos
alunos uma motivação em relação
ao Projeto "Compartilhando Letras em Família”, mostrando-lhes
a importância
do Leitura e da escrita , bem como saber
apreciá-los de forma
prazerosa e espontânea. Recordar os livros já lidos nos
Cantinhos da Leitura que as turmas possuem nas salas de aula, as músicas e
paródias já apresentadas, os textos lidos e escritos por eles, enfim, valorizar
o que já foi produzido pelas turmas. Em seguida apresentar os passos do projeto
que segue na seguinte ordem:
·
Elas
estão numeradas de 01 a 52 e catalogadas com o número de exemplares.
·
Todas as
quintas-feiras as sacolas serão distribuídas para os alunos que levarão para
casa onde compartilharão com seus familiares os livros e revistas ali
presentes.
·
Nas
segundas-feiras as sacolas serão recolhidas e conferidas, uma a uma. Cada aluno
será responsável pela sacola que levou e pelo número de livros e revistas
catalogados nela.· Os alunos deverão zelar pela conservação das sacolas mantendo-as limpas, assim como os livros e revistas que devem estar limpos, sem rabiscos e sem recortes.
· Todos os alunos terão acesso a todas as sacolas. Estaremos fazendo o rodízio durante as semanas, por isso elas são numeradas.
· As professoras anotarão o número da sacola que cada aluno retirou na semana para que não leve sacolas repetidas.
· O material será coletivo, por isso todos deverão cuidar com carinho.
· Se algum aluno esquecer a sacola não poderá retirar outra até trazer a sacola que ficou sob sua responsabilidade.
- Sacolas de TNT
-
Livros Infantis e Infanto-juvenis- Revistas em Geral
- Material entregue pelo Governo ( Agrinho,Ler,Rio dos Sinos...)
Resultados esperados
Critérios, estratégias e instrumentos de avaliação
- Os alunos serão avaliados mediante observação do cuidado com o material coletivo ( sacolas).
- Relatos orais das vivencias em casa com as leituras coletivas.
- Quem são as pessoas que estão usando o material? Pais, irmãos, avós, tios, primos...
- Relatos escritos sobre os livros da sacola.
- Diferentes tipos de literatura que já conhecem ( histórias em quadrinhos, revistas, contos, poesia...)
- Organização de apresentações nas aulas sobre alguns livros que mais interessaram os alunos.
Referências Bibliográficas
SIRO,Ana.Narrar por escrito do ponto de vista de um
personagem.São Paulo:Ed.Ática,2001.
Revista
Nova Escola. Nº261.Abril/2013. Artigo: Bons Leitores,bons Escritores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário