quinta-feira, 29 de agosto de 2013

PROJETO EMEF VICTOR AGGENS


ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL VICTOR AGGENS
“Por uma escola que valoriza a vida”
 
Projeto: Compartilhando Letras em Família
 
“ O amor é a melhor música na partitura da vida  e sem ele, você é um eterno desafinado.”

 
Período: Agosto a Dezembro de 2013
Público : 4º anos A e B
Professoras: Ariane Alle e Érica Da Boit
Disciplinas: Projeto Interdisciplinar

 Justificativa :

 De acordo com as diretrizes curriculares, a leitura e a escrita são os principais objetivos do primeiro ciclo da alfabetização. Para tanto, não podemos formar bons escritores, sem antes apresentar a eles o mundo mágico das letras. São as primeiras histórias, ouvidas muitas vezes em casa, antes do sono, que fazem os bons leitores e por conseqüência, os bons escritores. Infelizmente, no Brasil, esta não é uma prática muito comum na maioria das famílias. Cabe a escola despertar este interesse e transformar estes momentos de leitura em espaços de trocas prazerosas em família. Justifica-se este Projeto a medida que buscamos o resgate e a valorização da vida familiar através da troca de livros e revistas, integrando os membros da família e resgatando o diálogo.

 Fundamentação Teórica :
 
O cenário que vem se apresentando desde o início do século XXI indica que nunca foi tão fundamental saber como selecionar informações, interpretá-las de acordo com seus contextos e transformá-las em conhecimento, num processo em que a aprendizagem é uma necessidade contínua, sem a qual se corre o risco de uma não participação efetiva na sociedade.Sendo assim, a leitura é um processo de compreensão no qual se constroem significados sobre o texto. Nesse processo, tanto o texto, quanto o leitor são importantes, à medida que, para ler, o leitor não lança mão apenas de suas habilidades de decodificação, mas transpõe ao texto suas previsões sobre ele, seus conhecimentos prévios e seus objetivos. Com base no material textual e em sua bagagem, o leitor se envolve em um processo de verificação de previsões, faz ajustes e, assim, vai construindo sentidos possíveis para o que lê.

Segundo Ana Siro (2001) na leitura compreensiva, o leitor não se coloca em uma posição passiva, já que atua sobre o texto e interage com ele. Os seus conhecimentos lingüísticos, textuais e de mundo são fundamentais no processo de leitura, determinantes mesmo das antecipações, das interferências a serem realizadas e dos sentidos a serem construídos.

Em outras palavras, as informações implícitas que todo texto contém são absorvidas pelo leitor com base não só nos elementos presentes de forma explícita no texto, mas também nos conhecimentos que o leitor possui sobre o mundo.Assim, o leitor começa a criar novas relações e constrói sentidos mais amplos que lhe permitam compreender melhor o mundo em que vive para poder se situar nele

 Objetivos :
                   -   Despertar o gosto pela Leitura e suas expressões;
                   - Oportunizar através desta experiência, o ingresso dos alunos na arte da leitura, da escrita e da interpretação;
                   - Desenvolver a sensibilidade, percepção auditiva e memória;
                   - Conhecer as diversidades literárias.                                                   
                   - Perceber a importância da Leitura como cultura                                       
                   - Apresentar diversos autores, bem como apreciá-los e identificá-los;
                   - Estimular os talentos na arte escrita;
                   - Estimular a linguagem e enriquecimento de vocabulário;
                   - Desenvolver a sociabilidade, participando do trabalho em grupo e em família;
                   - Oportunizar o desenvolvimento da concentração, atenção, criatividade e cooperação;
                   - Integrar as Famílias na aprendizagem dos filhos.
                   - Desenvolver a parceria entre a família e a escola.
                   - Contribuir para o hábito da Leitura nos membros da família.
                   - Enriquecer o Projeto “ Por uma escola que valoriza a Vida”.
                 
Encaminhamento Metodológico:


Primeiramente proporcionar aos alunos uma motivação em relação ao Projeto "Compartilhando Letras em Família”, mostrando-lhes a importância do Leitura  e da escrita , bem como saber apreciá-los de forma prazerosa e espontânea. Recordar os livros já lidos nos Cantinhos da Leitura que as turmas possuem nas salas de aula, as músicas e paródias já apresentadas, os textos lidos e escritos por eles, enfim, valorizar o que já foi produzido pelas turmas. Em seguida apresentar os passos do projeto que segue na seguinte ordem:

 ·      Cinquenta e duas  “ Sacolas do Saber” foram montadas pelas professoras com livros e revistas.
·       Elas estão numeradas de 01 a 52 e catalogadas com o número de exemplares.
·       Todas as quintas-feiras as sacolas serão distribuídas para os alunos que levarão para casa onde compartilharão com seus familiares os livros e revistas ali presentes.
·       Nas segundas-feiras as sacolas serão recolhidas e conferidas, uma a uma. Cada aluno será responsável pela sacola que levou e pelo número de livros e revistas catalogados nela.
·       Os alunos deverão zelar pela conservação das sacolas mantendo-as limpas, assim como os livros e revistas que devem estar limpos, sem rabiscos e sem recortes.
·       Todos os alunos terão acesso a todas as sacolas. Estaremos fazendo o rodízio durante as semanas, por isso elas são numeradas.
·       As professoras anotarão o número da sacola que cada aluno retirou na semana para que não leve sacolas repetidas.
·       O material será coletivo, por isso todos deverão cuidar com carinho.
·       Se algum aluno esquecer a sacola não poderá retirar outra até trazer a sacola que ficou sob sua responsabilidade.

  Recursos Materiais

-  Sacolas de TNT
-  Livros Infantis e Infanto-juvenis
 - Revistas em Geral
- Material entregue pelo Governo ( Agrinho,Ler,Rio dos Sinos...)

Resultados esperados

 Espera-se que ao final da experiência do Projeto  " Compartilhando Letras em Família”, os alunos possam estar mais voltados à arte da Leitura e da Escrita e que tenham desenvolvido múltiplas experiências sensoriais, perceptivas e expressivas, favorecendo assim o seu desenvolvimento.   Que a família possa ter se aproximado mais dos filhos, com momentos de trocas de conhecimento e de afeto e que a parceria entre a escola e a família tenha se fortalecido pois somente assim construiremos uma Escola capaz de valorizar a vida!
 
Critérios, estratégias e instrumentos de avaliação
 
Os alunos serão avaliados mediante observação do cuidado com o material coletivo ( sacolas).
- Relatos orais das vivencias em casa com as leituras coletivas.
- Quem são as pessoas que estão usando o material? Pais, irmãos, avós, tios, primos...
- Relatos escritos sobre os livros da sacola.
- Diferentes tipos de literatura que já conhecem ( histórias em quadrinhos, revistas, contos, poesia...)
- Organização de apresentações  nas aulas sobre alguns livros que mais interessaram os alunos.

Referências Bibliográficas
 
SIRO,Ana.Narrar por escrito do ponto de vista de um personagem.São Paulo:Ed.Ática,2001.
Revista Nova Escola. Nº261.Abril/2013. Artigo: Bons Leitores,bons Escritores.

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