terça-feira, 13 de maio de 2014

CAMPOS SALLES REALIZANDO UMA EDUCAÇÃO DIFERENCIADA: DEBATE SOBRE O DIA 13 DE MAIO



Ciclo de discussões sobre os 126 anos de Abolição da Escravatura

No dia 13 de maio,  a E.M.E.F. Campos Salles sediou o Ciclo de discussões sobre os 126 anos de Abolição da Escravatura. A atividade foi proposta pela Coordenadora do Movimento de Nova Santa Rita a senhora Taís Feliz. O evento contou com a presença do prof. Doutor Raul Róis Schefer Cardoso da Unilasalle, a pedagoga Luciana dos Santos Silva, a  professora de História  da E.M.E.F. Campos Salles Jéssica Ramos  e o professor de  História  Maicon Lopes dos Santos estagiário da Unilasalle, o vereador Marli Castro, e as representantes da SMEEC as professoras Vera Pereira e Michele Martins dos Santos. O evento visou fazer uma discussão sobre a Escravidão, resistência e o papel do negro na contemporaneidade.
O debate iniciou-se com a fala dos professores de História que apresentaram pesquisas relacionadas à escravidão, dentre essas o trabalho de Conclusão do Prof°. Dr. Raul RoisSchefer Cardoso, onde foi apresentado aos alunos a pesquisa sobre a herança escrava do bairro Morretes. Os alunos se surpreenderam ao perceber que o município onde residem já foi e é espaço de História e Memória do povo negro e da escravidão brasileira.
O vereador Marli Castro discorreu, a cerca da importância da juventude no mundo atual, a sua atuação contras as manifestações preconceituosas não só em relação à cultura negra, mas também em respeito as demais culturas e etnias. A coordenadora do Movimento Negro de Nova Santa Rita, Thais Feliz falou da luta do povo negro, avanços e desafios. A Pedagoga Luciana Silva deu seu depoimento relativo ao preconceito étnico ocorrido recentemente epediu que todo refletissem ao som do Bemrimbau.
Mais uma vez na fala das representantes da SMEEC, a importância da lei 10.639/ 1996 que torna obrigatória o ensino sobre História e Cultura Afro-brasileirano espaço escolar, presenteando a escola com a literatura “Cada um do seu jeito, cada jeito é de um”. Esse evento na E.M.E.F Campos Salles é a prova de que, nem sempre as leis ficam apenas no papel, elas podem ser concretizadas nos espaços educacionais                                                                                

                                                                                                      Viviane Pereira Laureano Pinheiro 







.

Nenhum comentário:

Postar um comentário