terça-feira, 10 de junho de 2014

TABLETS PARA EDUCAÇÃO

A prefeita Margarete Simon Ferretti e a secretária de Educação, Elaine da Rosa, realizaram nesta quinta-feira, 5, a entrega de 60 tablets para as escolas onde acontece a modalidade Educação para Jovens e Adultos – EJA.

Os equipamentos, adquiridos pelo município, serão utilizados pelos estudantes para pesquisas e extensão no aprendizado., dentro do seu aprendizado.
A utilização de tecnologia em sala de aula tem por objetivo uma educação atrativa, e uma formação continuada voltada para os meios tecnológicos de informatização e comunicação (TICs) direcionada.

Os tablets são equipados com tela 10, android 4.0, processador de 1,5 GHz, 8 GB, cabo HDMI WI-FI, entrada moden, Bluetooth 2.1 + EDR. O investimento em tecnologia foi saudado pelos presentes ao ato, que aprovaram a iniciativa, como o representante da Câmara, vereador Guilherme Mota, além do vereador Jair Oliveira (Jair do LotPop), secretários municipais e equipes diretivas.

Os tablets são entregues às escolas Hélio Fraga, Álvaro Almeida e Miguel Couto.

EDUCAÇÃO

Conforme a Coordenação Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Cultura, a Educação de Jovens e Adultos – EJA é uma modalidade da educação básica destinada as pessoas que não tiveram acesso ou por diferentes motivos não concluíram os estudos na idade certa. Visando a adequação das legislações vigentes, a Secretária Municipal de educação, Esporte e Cultura, solicitou ao Conselho Municipal de Educação, a normatização do Ensino Fundamental na modalidade de Educação de Jovens e Adultos – EJA, aprovada em 25 de fevereiro de 2014.

O acesso a educação popular de qualidade e para todos, viabiliza as condições para que os trabalhadores, as pessoas tanto da área urbana quanto rural , tenham os seus direitos garantidos, mais que oportunizar estamos garantindo as condições para que esses cidadãos sintam-se a mais do que motivados retornar à escola, permaneçam nela.

Além de ampliar a Educação de Jovens e Adultos no município, conforme os dados do Educacenso, é garantida a qualidade com investimentos em infraestrutura, recursos humanos, formação continuada para os educadores, alimentação, transporte, material didático e tecnológico.

ESCOLAS MUNICIPAIS COM A MODALIDADE EJA (evolução)

ANO 2012
EMEF MIGUEL COUTO
128 matrículas

ANO 2013

EMEF MIGUEL COUTO
EMEF ÀLVARO ALMEIDA
187 matrículas

ANO 2014

EMEF MIGUEL COUTO
EMEF ÀLVARO ALMEIDA
EMEF HÉLIO FRAGA
252 (matrículas até o momento)

Cada escola tem a sua autonomia para organização das atividades escolares, respeitando assim os saberes , valores que cada comunidade possui, propiciando assim que a escola incorpore no seu fazer pedagógico esses saberes.
Visando o constante crescimento populacional do nosso município e a disposição das pessoas em aprimorar o seu conhecimento educacional , a Secretária de Educação, Esporte e Cultura, Elaine da Rosa, estuda a possibilidade de ampliarmos a modalidade de EJA com os programas do Governo Federal, Projovem do Campo e Brasil Alfabetizado.

A SMEEC, tem duas coordenações responsáveis pelo bom desenvolvimento das atividades realizadas na EJA , orientando e subsidiando as equipes gestoras que atuam nas escolas. A coordenadora da da EJA na área urbana, Michele Martins e o coordenador da EJA na área rural, Altair Norback , em avaliações com a Secretária de Educação , constatam que as equipes das escolas tem desenvolvido um trabalho cativante, animador e humano , fazendo com que as pessoas participem e envolvam-se no processo de ensino/aprendizagem.







Nenhum comentário:

Postar um comentário